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Workshop
Entretenimento Digital e Jogos Interactivos

Pavilhão C3,  Faculdade de Ciências de Lisboa

12 de Julho

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Convidado de Honra
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12 de Julho

Prof. Doutor Licínio Roque
Dept. Informática Universidade Coimbra


17:30-18:30h

"Trolls and Elves on the path to Online Interactive Experience Development - some
conceptual and practical steps"


licinio roque
Engenheiro Informático, Doutor em Desenvolvimento de Sistemas de Informação.

Jogador oportunista.
Principal autor da Engenharia do Contexto, uma abordagem sociotécnica ao desenvolvimento de sistemas enquanto forma de engenharia social heterogénea.
Investigador nas áreas de Interactividade e Sistemas de Informação.
Pratica Investigação-Acção Participada desde 1995 em  projectos que incluem: tecnologias www, intranets, extranets, modelos Application Service Provider, administração electrónica, gestão operacional e da aprendizagem, gestão de produção por controlo de carga, táctica e estratégia de  SI em redes empresariais e no terceiro sector, ambientes de aprendizagem colaborativa, plataformas para experiências lúdicas interactivas.


Sumário

The article offers some online games development scenarios. Anchored on the notion of “game experience” as the final object of development, the author attempts to transcend the techno-deterministic approaches that focus on technical solutions as predictable instruments for the creation of game experiences and goes into a discussion of socio-technical networks governing the emergence and constitution of game experiences. He then argues the demand for a socio-technical approach to the development of multiplayer online games and outlines some of the challenges.