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Workshop
Entretenimento Digital e Jogos Interactivos

Pavilhão C3,  Faculdade de Ciências de Lisboa

12 de Julho



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Programa
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Dia 12     Segunda-Feira     Workshop
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08.30-09.00h
Recepção

09.00-09.15h Sessão de abertura

    
José Dionísio, Chaiman Games 2004
     Diogo Andrade, SpellCasterStudios
     Luís Carriço, Representante da Faculade de Ciências de Lisboa
     Rui Guedes, Director do Dept. de Informática da Universidade Independente

09.15-11.00h Sessões técnicas (Agentes, Networking, Ambientes Virtuais)

Lost Ages
Guilherme Santos, Hugo Mardolcar, Rui Casais,  João Pereira (IST/INESC)

Reaktor: a game engine prototype
José Miguel Salles Dias, Tiago Rodrigues, Rui Pires ( ISCTE)

EcoSafe: Simulador de Condução Ecológica e Segura
 João Pedro Rangel, João Madeiras Pereira, José Dionísio (IST)

Agents for a Massive Multiplayer Online Roleplaying Game
Guilherme Santos, Hugo Mardolcar, Rui Casais,  João Pereira (IST/INESC)

Ciber-rato: uma competição robótica num ambiente virtual
Nuno Lau, Artur Pereira, Andreia Melo, António Neves, João Figueiredo (Univ. Aveiro)

11.00-11.30h Pausa - Café

11.30-13.00h
Mesa Redonda: "O futuro dos jogos em Portugal"


Moderador
     Diogo Andrade, SpellCasterStudios

Oradores Convidados
     Tiago Sousa, Crytek
     Pedro Costa, e-Works
     Marco Vale, Project0 (RC Mania)
     Tiago Carita, Y-Dreams
     Sérgio Gil,  EndBoss Games

13.00-14:30h Pausa para Almoço

14:30-15:30h Sessões técnicas (Ludicidade, Storytelling)

Ludicidade - a visão moderna  da condução lúdica humana
Conceição Lopes (Univ. Aveiro)

TecLudi: A participação activa das crianças no design de ludicidade multimédia - uma experiência preliminar
Ana Veloso, Conceição Lopes, Óscar Mealha (Univ. Aveiro)

Emoção e Suspense no Storytelling Interactivo
Nelson Zagalo. Vasco Branco, Anthony Barker (Univ. Aveiro)

15:30-15:45h
Pausa - Café

15:45-17.15h Convidados da Indústria


Moderador
     Rui Guedes, Universidade Independente

     Plataformas para Jogos Interactivos em dispositivos móveis
     Marco Baptista (Director Técnico da S-Tecno / ACE SGPS)
    
     Mundos Virtuais Complexos
     Telmo Menezes, Ricardo Peres (Director Técnico da Cognitiva)

17:15-18:00h
Sessão de Demonstrações e Visita à Exposição

Game engine Reaktor
Tiago Rodrigues, Rui Pires (ISCTE)

Lost Ages: a medieval fantasy environment using the Torque© Game Engine
Guilherme Santos,  Hugo Mardolcar, Rui Casais (IST)

EcoSafe - condução ecológica
João Rangel (IST)

Desenvolvimento em Plataformas Heteogéneas
Marco Vale (RC Mania)

Lisboa XXI
Nuno Batista (VisualSpace/CML)

18:00-19:00h Convidado Académico


"Trolls and Elves on the path to Online Interactive Experience Development - some
conceptual and practical steps
"
Prof. Doutor Licínio Roque (Dept. Informática Universidade Coimbra)

18:30h Entrega de Prémios e Sessão de Encerramento


Dia 13     Terça-Feira     Painel / Demonstrações
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11.30-12.30h Técnicas gráficas avançadas
Tiago Sousa (Crytek, Alemanha)
 
14:30-16:00h
O desenvolvimento do RC Mania
Project0
 
16:30 - 17:15h
Plataforma móvel interdisciplinar e lúdica
Carlos Cardeira (IST)

Jogo do Galo com robot industrial
Mário Ramalho (IST)

17:30-18:30h
Modelação 3D
Tiago Carita (Y-Dreams)

18:30-19:00h
Financiamento e empresas de jogos
Carlos Oliveira (SpellcasterStudios)